5 Dicas de como ter cães e gatos no apartamento

5 Dicas de como ter cães e gatos no apartamento

O número de pessoas que decidem morar em apartamentos cresce cada vez mais, isso ocorre pelo fato de um apartamento ser mais seguro e ter vários outros benefícios como área para lazer, por exemplo. Mas e o espaço para o bichinho de estimação? A boa companhia daquele amigo de quatro patas terá que ser deixada de lado?

Mais do que simples bichos de estimação, os animais acabaram virando membros da família. Eles são amorosos, fiéis e companheiros de longa data, aquele que tem carinho por algum bichinho se sente mais feliz e nunca está sozinho.

De fato muitas famílias possuem ao menos um animal de estimação, em geral, pensamos que um pet precisa de espaço e acabamos optando por não ter um, principalmente quando vamos morar em um apartamento. No entanto, é possível sim ter animais de estimação em apartamentos, você só precisa de um bom planejamento e tomar alguns cuidados, para que você e seu pet vivam em harmonia sem causar transtornos indesejáveis.

Pensando nisso, separamos cinco dicas para que você possa viver com o seu animal de estimação no apê, sem causar aborrecimentos futuros. Ficou curioso? Vamos às dicas!

1 – Regras do condomínio sobre animais de estimação

Diferente de uma casa, o apartamento faz parte de um condomínio e regras precisam ser seguidas para uma boa convivência entre os vizinhos. Alguns já têm estabelecido quais tipos e portes de animais são permitidos e condutas que devem ser seguidas como sempre andar com o animal na coleira ou usar o elevador de serviço. Logo, converse com o síndico em uma visita local para conhecer as regras sobre pets no apartamento, assim você evitará dores de cabeça.

2 – Apartamento com área privativa ou de serviço

Se puder, dê preferência para a um imóvel com área privativa ou de serviço, ambas podem ser ótimos lugares para você montar um espaço para seu pet e até um lugar para as necessidades. Nesses espaços, o seu amiguinho poderá brincar e até mesmo relaxar, especialmente quando você receber visitas.

3 – Local adequado para necessidades

Reservar um local para seu pet fazer as necessidades é muito importante, assim você evita problemas como urina em tapetes ou sofás. O local ideal seria onde não incomode as pessoas da casa, como já citados anteriormente, área privativa, de serviço ou até mesmo a varanda. No caso de cães, você pode utilizar toalhas higiênicas especiais que ajudam a reduzir os odores e são trocadas frequentemente e para os bichanos, caixas higiênicas com areia. Não se esqueça de também ter no apê, alguns produtos de higiene para eliminar odores e resíduos quando necessário.

4 – Cuide do bem-estar do seu companheiro

A maior parte dos apartamentos possuem sacadas ou varandas, mesmo se você morar no primeiro andar, é importante colocar telas de proteção até mesmo nas janelas, dessa maneira você evita que eles sofram acidentes ou fujam. Observe também se o uso de certos produtos de limpeza ocasione algum tipo de alergia ou mal-estar, caso isso ocorra suspenda o uso. Lembre-se de manter longe do seu bichinho, objetos cortantes e tóxicos.

5 – Passeie com seu amigo

Animais que vivem em apartamentos estão mais sujeitos ao estresse, por se sentirem presos e ficarem muito tempo sozinhos. Eles podem desenvolver doenças como obesidade e distúrbios cardiovasculares e comer objetos e roupas. É fundamental que você passeie frequentemente com seu pet para ele sair e gastar energia e aprender a conviver com outros animais. Quanto maior for o porte do cão, maior será a necessidade dele em se exercitar.

Até mesmo com os gatinhos dá para passear, alguns bichanos se acostumam bem na coleira tornando possível o passeio. Apenas escolha bem o local para passear, opte por lugares calmos e sem a presença de cães e não se esqueça de levar a caixa de transporte caso ele se assuste e queira se esconder.

 

Ótimas dicas não é mesmo? Se você gostou, compartilhe esse post com seus amigos que também são apaixonados por animais.

 

Artigos relacionados

Nova conquista: Certificação APCER PBQP-H.

A Quali Residencial acaba de conquistar a Certificação APCER PBQP-H. Entenda: O que é o...

Continue lendo
por portal_admin

Apê Campeão – Ganha de goleada da concorrência!

Hoje tem jogo, qual é o seu palpite? A gente torce para que logo venha o #hexa, mas enquanto isso...

Continue lendo
por portal_admin

5 vantagens de se comprar um apartamento com as áreas comuns prontas

Comprar um apartamento sem as áreas comuns mobiliadas e decoradas podem trazer bastante dor de...

Continue lendo
por portal_admin

Junte-se à discussão