Novembro Azul: É preciso tocar nesse assunto!

Novembro Azul: É preciso tocar nesse assunto!

Estamos no Novembro Azul, mês da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata a fim de alertar a população, em especial a masculina, sobre os riscos, prevenção e o diagnóstico da doença.

Ainda que seja uma doença grave, se o diagnóstico for realizado precocemente, 90% dos casos tem chances de cura. Infelizmente, a maioria dos homens evita procurar o médico seja por vergonha ou medo do exame, é importante ressaltar que além do câncer, é possível diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata ocorre quando há o crescimento exacerbado e desordenado de algumas células na próstata. Elas podem invadir os tecidos e os órgãos e também se espalhar para outras partes do corpo, o que é chamado de metástases. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo que faz mais vítimas no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele.

Quais são os fatores de riscos? 

Geralmente os fatores de risco são maiores em homens acima dos 50 anos, ou até mais cedo, por volta dos 40 anos, quando há histórico de familiares que tiveram a doença.

Quais são os sintomas?

Muitos pacientes não apresentam sintomas no início da doença, quando apresentam são parecidos aos do crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada da doença, pode provocar dor nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como a doença é diagnosticada?

O diagnóstico é feito com a biópsia da próstata, caso os pacientes apresentem no sangue aumento de antígeno prostático específico e ou alteração no toque retal, são encaminhados à realização de ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença.

Como é o tratamento?

O tratamento do câncer de próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia (é feita a remoção da próstata e em alguns casos das ínguas da virilha), radioterapia (é usada quando o tumor não atingiu todos os órgãos), uso de hormônios ou quimioterapia (o tratamento é feito com remédios na veia ou por comprimidos) e o tratamento ideal é realizado de acordo com o estágio que a doença está e de acordo com as características do paciente.

A Quali Residencial apoia a campanha e esse mês estará Azul para ajudarmos na conscientização e luta contra o câncer de próstata. Procure um médico regularmente, quando o câncer é diagnosticado em fase inicial e o tratamento é adequando, as chances de cura são muito maiores. 

Essa é a maior prova de amor a você e àqueles que você ama.

Artigos relacionados

Morar com os pais ou comprar o imóvel próprio?

Morar com os pais ou comprar o imóvel próprio? Por falta de condições financeiras, muitos...

Continue lendo
por portal_admin

Outono: 10 alimentos baratos e frescos

Com a chegada do outono mais frutas, verduras e legumes estarão mais saborosos por serem típicos...

Continue lendo
por portal_admin

Confira como foi o Saúde e bem-estar com o Quali :)

Nos dias 8 e 9 de março (quinta e sexta-feira), aconteceu a primeira campanha "Saúde e bem-estar...

Continue lendo
por portal_admin

Junte-se à discussão