fbpx

Outubro Rosa: um toque pode mudar tudo!

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais na mama, que formam um tumor maligno. A doença tem quatro tipos mais comuns: Carcinoma ductal (é o mais comum e ocorre nas células do ducto mamário), Carcinoma lobular (afeta os lóbulos mamários, responsável pela produção de leite), o Inflamatório (machuca a pele, deixando-a avermelhada, inchada e febril) e Doença de Paget (que é mais raro, e é um tumor que tem origem no tecido conjuntivo das mamas).

O câncer de mama costuma aparecer como uma massa ou tumoração palpável, mas como nem toda a massa é câncer, é necessário fazer biópsia para a confirmação. Os principais fatores de riscos da doença são: ser do sexo feminino (principalmente depois dos 50 anos), o histórico familiar (primeiro grau direto), ou pessoal (ausência de filhos, a primeira gravidez depois dos 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade).  

Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é que mais mata no Brasil, em 2016 foram estimados 57.960. Geralmente o câncer se inicia na mama, mas pode atingir a axila e outros órgãos, o que é chamado de metástases. Apesar de ser mais raro, o câncer de mama também atinge homens, representando 1% dos casos. 

Para ajudar a previnir a doença, mantenha hábitos saudáveis, pois mais de 30% dos casos são evitados com bons hábitos. Também é necessário fazer exercícios físicos de forma moderada, para ajudar a manter o peso, pois obesidade também é um fator de risco.  O câncer de mama é silencioso, por isso, a prevenção é tão importante. Além de consultar um ginecologista regularmente, nunca dispense o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos.

Portanto, lembre-se de se cuidar o ano todo e não apenas no Outubro Rosa, o toque e o amor próprio pode mudar tudo. Tome os cuidados necessários e faça os exames preventivos!

Participe da discussão

Compare listings

Comparar