Como fazer um jardim de inverno

A natureza pra dentro de casa é uma tendência, e quem mora em apartamento também pode aproveitar a varanda, a sacada ou o quintal para fazer um jardim de inverno. Saiba como transformar o seu apartamento:

O que é um jardim de inverno?

O jardim de inverno é uma área de integração com natureza, é um cômodo que é anexo à casa, mas geralmente com abertura externa ou quando isto não acontece ele é coberto por vidraça permitindo a entrada de luz neste ambiente.

Para que serve?

O jardim de inverno é usado para recreação ou lazer no período mais frio do ano, geralmente no outono e inverno. Na prática ele é usado também para o cultivo de plantas, flores e outros itens de jardinagem.

Como fazer um jardim de inverno?

  1. Comece definindo as plantas: A vegetação é essencial para qualquer jardim. É preciso que ela esteja adaptada às condições de luz e umidade que o espaço escolhido apresenta. Busque por plantas que se adaptem facilmente ao interior do apartamento como por exemplo: lança de são jorge, begônia, cacto, suculentas, violeta, antúrio e etc. Ao invés das plantas, também é possível fazer uma horta. Outra dica importante, é escolher as plantas conforme o seu estilo de vida, se você não tem muito tempo livre, evite plantas que precisem de cuidados redobrados em relação à rega, poda e adubação.
  2. Pense nos móveis: O jardim de inverno é um espaço para se relaxar. A dica é apostar em bancos de madeira, mesinhas ou poltronas. Em apartamentos o espaço costuma ser reduzido, por isso é importante não exagerar.
  3. Use elementos decorativos: A decoração faz toda a diferença! Você pode apostar em deck de madeira, pedriscos para fazer pequenos caminhos, fontes de água, lareira ecológica e outros ítens de decoração.
  4. Você pode fazer um jardim de inverno vertical: Para aproveitar melhor o espaço, você pode fazer um jardim vertical. É possível escolher uma parede ou utilizar a varanda, a sacada ou o quintal e criar um espaço com pallets ou treliças de madeira. Você pode colocar vários vasinho e transformar qualquer canto do seu apartamento em um belo jardim.
  5. Não esqueça da manutenção: É necessário ficar atento com a manutenção. Busque se informar sobre a regularidade da poda, a necessidades de regas e os demais cuidados.

Agora é só colocar as dicas em prática e deixar o seu apartamento ainda mais charmoso neste inverno! 🙂

Artigos relacionados

Conheça as tendências de 2018 que cabem no seu bolso

Que tal deixar o seu cantinho ainda mais charmoso? Conheça as tendências de 2018 que cabem no seu...

Continue lendo
por portal_admin

Pantone: A cor do ano

Pantone - A cor do ano de 2018 A marca Pantone é famosa pela “Escala de Cores Pantone”, que...

Continue lendo
por portal_admin

Como organizar festas no condomínio?

O salão do condomínio é um excelente local para receber a família e os amigos, além de ser...

Continue lendo
por portal_admin

Junte-se à discussão