O financiamento imobiliário é uma linha de crédito de longo prazo, destinada para a compra de um imóvel.
Trocando em miúdos, o financiamento possibilita adquirir o seu tão sonhado apartamento, casa ou terreno e pagar parcelado.
Essa linha de crédito costuma ter condições mais acessíveis, tanto nas formas de pagamento quanto nas taxas de juros. Assim, essa alternativa coloca o sonho da casa própria ao alcance de muitos brasileiros.
Mas, afinal, como funciona o financiamento de um imóvel?
Em primeiro lugar, é preciso se enquadrar em alguns requisitos, como ter mais de 18 anos de idade, comprovar renda e não ter cadastro em nenhum órgão de restrição ao crédito. Então você poderá solicitar a linha de crédito no banco ou instituição que preferir e aguardar a aprovação. Após a aprovação do financiamento, o banco faz o pagamento para o vendedor do imóvel. Essa quantia pode ser o valor total da propriedade ou apenas uma parte.
Para quitar o financiamento, você deve pagar as parcelas diretamente para o banco, dentro do prazo combinado, que pode chegar até 35 anos. A única restrição é que, enquanto o financiamento não estiver quitado, não é possível vender ou negociar o imóvel.
Casa Verde e Amarela (CVA)
Sem dúvida, o Casa Verde e Amarela, novo programa do governo, é um dos financiamentos mais populares do Brasil. O programa facilita a conquista do imóvel próprio, principalmente para as famílias de baixa renda.
O Casa Verde e Amarela possui diversos benefícios, como o subsídio, longo prazo de pagamento, taxas de juros menores em relação ao mercado, uso do FGTS, entre outras vantagens.
Quais as vantagens de financiar um Apê?
Sem dúvida, cada tipo de financiamento tem suas particularidades. De toda forma, existem diversos benefícios em financiar um imóvel. Por exemplo:
Sair do aluguel
Se você sonha em dizer tchau para o aluguel, o financiamento é uma ótima alternativa, pois você não precisa juntar o valor total do imóvel para conseguir comprá-lo e, muitas vezes, a prestação do financiamento é mais barata do que o valor do aluguel.
Utilizar o imóvel de imediato
Se você comprar um imóvel pronto para morar é possível se mudar logo após a aprovação do financiamento. Isso permite trocar o valor gasto no aluguel pelas parcelas da casa própria imediatamente.
Não estourar o orçamento
Com toda a certeza, o segredo é escolher um financiamento que cabe no seu bolso. O ideal é conseguir quitar de forma saudável as parcelas da casa própria e pagar os outros gastos do mês com a sua renda. Como você pode ter notado, o financiamento é sem sombra de dúvidas, um excelente negócio e, nós da Quali, estamos aqui para ajudar a esclarecer dúvidas e, fazer com que seu sonho se concretize o mais rápido possível.