As pessoas falam e nos ensinam que o sonho da casa própria é algo distante. Parece tão longe que chegamos a pensar que é só “coisa de rico” ou “de quem pode”. No Blog Quali de hoje, vamos tentar mudar um pouco essa visão, mostrando possibilidades e dando dicas para guardar dinheiro e cumprir esse objetivo de vida e parar de falar que “casa própria é coisa de rico!”
Planejamento é tudo!
Por mais que existam crises políticas, econômicas e até mesmo pessoais, traçar um planejamento é super efetivo e te faz enxergar bem mais além, ajudando a não medir esforços para alcançar um objetivo, independente de qual ele seja.
Por isso, quando você ainda for bem jovenzinho, já comece a pensar em como e quando pretende sair de casa, pesquise sobre carreiras, tire dúvidas até com seus pais para saber como gerenciar um lar. Depois de tanto pesquisar e buscar, é hora de pegar um papel e uma caneta e rabiscar.
Pense, repense, apague e desenhe… coloque metas para você mesmo cumprir. Hoje em dia existem diversos aplicativos de planejamento e gerenciamento de projetos, como o Trello ou Google Keep; e outros de planejamento financeiro como Mobilis e Guiabolso que te ajudam na hora de projetar a vida!
Depois disso, você conseguirá ver o quanto precisa poupar e investir para realizar seu sonho o mais rápido possível!
Faça uma renda extra!
Fazer uma renda extra sempre ajuda! Hoje em dia, a tecnologia facilita pegarmos uns bicos: seja no Uber, 99, iFood, GetNinjas e outros aplicativos nos ajudam a tirar uma renda extra. No entanto, existem outras coisas além de aplicativos para ajudar você: recepção de formatura, serviços de garçom ou até mesmo apostar em vender doces, bolos e comidinhas para as pessoas. Isso ajuda, tanto a pagar o possível financiamento, quanto para ajudar na montagem da decoração!
Qual a melhor opção para comprar?
Já falamos da diferença entre consórcio e financiamento em outro post de nosso blog, mas você já sabe como vai comprar o seu apartamento?
Existem diversas outras possibilidades de financiamentos para compras de casa própria, mas queremos destacar uma em especial: o programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal que, em 2019, ofereceu as taxas de juros mais baixas do mercado, tornando-se extremamente rentável para todos!
Este programa que surgiu em 2009 subsidia as famílias com renda de até quatro salários mínimos, possibilitando parcelas a partir de R$299 usando o seu FGTS e até 360 meses para pagar – no ano passado ele passou uma leve mudança em seu formato, que você pode conferir aqui.
Para pessoas de baixa renda, é uma ótima opção!
No final das contas, planejar é tudo! E tirar da cabeça que “comprar casa é coisa de rico” é mais importante ainda. O mundo foi evoluindo e o sonho deixou de ser distante. Basta sonhar e nós da Quali te ajudamos a realizar a compra do seu apê!