Conviver com pessoas diferentes e desconhecidas nem sempre é fácil, mas é possível desde que haja respeito e boa vontade para viver em harmonia. Confira 10 dicas que separamos para que você tenha uma boa convivência com seus vizinhos:
1. Evite muito barulho
Não faça muito barulho no horário permitido ou depois, pois isso pode acarretar em confusões com a vizinhança e com as autoridades.
2. Tenha empatia
Em caso de festas e comemorações, convide os vizinhos mais próximos, ou envie um recado se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
3. Animais
Se o seu animal latir ou chorar muito é porque está infeliz, tome os cuidados necessários para que isso não ocorra. Caso saia para passear com ele leve sempre sacola e pá. Se estiver incomodado com algum animal do condomínio tente compreender e conversar com o dono antes de tomar alguma atitude extrema.
4. Crianças
Os pais são responsáveis por estabelecer limites aos seus filhos, converse com os seus filhos para que não brinquem em áreas que não são apropriadas. Crianças pequenas precisam estar sempre acompanhadas. Respeite o horário, você pode utilizar tapes emborrachados nos quartos das crianças, carpetes e tapetes para evitar a propagação do som.
5. Convivência
Por mais que não concorde com as regras do condomínio procure respeitá-las, não chame funcionários do vizinho para trabalhar na sua casa, se tiver algum conflito resolva civilizadamente e procure participar das assembleias.
6. Funcionário
Trate os funcionários do condomínio com cordialidade, se precisar fazer alguma reclamação faça para o síndico e não peça favores particulares, lembre-se sempre que eles cuidam apenas da área comum.
7. Lixo
Tenha bom senso, não jogue lixo pela janela e nem deixe em locais inapropriados.
8. Academia
Leve toalha para evitar doenças respiratórias ou de pele, devolva os equipamentos e os pesos para os seus devidos lugares e reveze os equipamentos.
9. Salão de festas
Faça a reserva com antecedência, principalmente em determinadas sazonalidades, quando a maior parte das pessoas fazem festas. Respeite o horário de uso e as regras do local, faça uma lista dos convidados para deixar na portaria, cuidado com o volume do som e limpe o local.
10. Obras
Caso faça alguma obra avise o síndico antes, para que não ocorra reclamações ou algum mal entendido.
Portanto, tenha paciência e boa vontade, lembre-se que um dos benefícios de se morar em condomínio é o networking e as amizades que podem surgir, e com estas dicas, com certeza você vai tirar de letra e fazer novos e bons amigos!