fbpx

Tudo sobre financiamento de imóvel

QR--Financiamento

Geralmente quem ainda não tem o imóvel próprio, tem muitas dúvidas sobre o que é e como funciona o empréstimo. Por isso, iremos contar tudo o que você precisa saber sobre financiamento de imóvel. Confira:

Financiamento de imóvel

O financiamento é um empréstimo para quando se quer comprar um imóvel. O banco faz o pagamento para o proprietário ou para a construtora, e o comprador faz o pagamento ao banco em duas partes, a primeira à vista, que é chamada de “entrada” e o restante é parcelado em um longo período. Todo o financiamento tem juros, ou seja, além do valor do imóvel, é pago uma taxa sobre o valor emprestado.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional do Brasil. É um financiamento em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O objetivo é que famílias de baixa renda consigam obter o imóvel próprio por um valor acessível. O financiamento pode chegar a ser em até  95% do valor do imóvel dependendo da renda familiar, ajudando as pessoas que possuem uma condição financeira menor a financiarem o imóvel com juros mais baixos e maior facilidade.

Como fazer um financiamento

Quando se quer comprar um imóvel, é importante fazer uma simulação e uma pré-aprovação de crédito. O financiamento pode ser realizado por vários bancos, mas os juros mudam conforme o banco, sendo alguns bem mais altos em algumas instituições, e quanto maior for a taxa de juros, maior a parcela do imóvel. Assim for feita a escolha do imóvel, o gerente fará uma análise de crédito -irá verificar se está com o nome negativo e se paga outros financiamentos – para liberar ou não o empréstimo.

Amortização do Financiamento

A amortização nada mais é do que a redução do total da sua dívida, ou seja, ao pagar cada parcela do financiamento você está amortizando a sua dívida. Em toda a dívida há cobrança de juros, por isso são as parcelas são cobradas com valores maiores que o da amortização. O valor que está sendo amortizado é o valor do pagamento da parcela descontando os juros.

Sistemas de Amortização 

Existem duas maneiras de fazer o financiamento, pela tabela Price (valor fixo), pelo Sistema de Amortização Constante, o SAC (parcelas que diminuem ao longo do tempo) e a tabela Sacre (as parcelas terão um valor crescente inicialmente e diminuem ao longo do tempo). Alguns bancos aceitam apenas um tipo de amortização, por isso é importante pesquisar e escolher a melhor forma. Lembrando que de qualquer forma todas as parcelas são corrigidas pelas taxas de inflação e sofrem reajustes anuais.

Como é calculado o financiamento do imóvel

O cálculo é realizado através do valor total que o banco libera, levando em conta se o imóvel e novo ou usado, a localização e a renda do comprador. As parcelas são calculadas de acordo com o prazo de pagamento e o tipo de financiamento (SAC ou Price). O valor de entrada costumar ser de 10% do preço do imóvel, é importante fazer uma simulação online para não ser pego desprevenido.

Valor de entrada

Ao fazer um financiamento, o aconselhável é que você já tenha uma poupança ou uma economia para dar um bom valor de entrada, pois consequentemente as parcelas do imóvel terão um valor mais acessível. Ao pagar o valor de entrada, é importante economizar para fazer o pagamento das outras despesas, como a mensalidade e a documentação do imóvel. Quem trabalhou no mínimo três anos com carteira assinada pode usar o dinheiro do FGTS no pagamento da entrada do imóvel.

Tipo de crédito

Uma outra etapa importante, é pesquisar o tipo de crédito que atenda às suas necessidades. Existe o consórcio e o financiamento (que é o mais procurando), ambos são boas opções dependendo do que você deseja e do que vai atender às suas necessidades. Antes de procurar um banco para pedir aprovação de crédito, é importante entender as regras do empréstimo.

Quando o financiamento não é aprovado 

Infelizmente nem sempre o financiamento é aprovado, mas se isso acontecer e simples resolver, você pode aguardar e juntar mais dinheiro para conseguir dar uma boa entrada ou escolher um imóvel que “caiba no seu bolso”. Caso opte por juntar mais dinheiro, corte gastos desnecessários e diminua as despesas, o que faz toda a diferença na economia.

Esperamos ter esclarecido muitas dúvidas sobre o financiamento de imóvel, que é um assunto bastante extenso mas simples de se entender. Caso precise, entre em contato com a gente ou deixe o seu contato aqui que te ligamos 😊

 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar