Vantagens e desvantagens de se morar no apartamento térreo

Na hora de comprar um imóvel existem várias características que devem ser avaliadas. Separamos algumas vantagens e algumas desvantagens de se morar no térreo para que você faça a melhor escolha para a sua família. Confira:

Vantagens

Preço

Na maioria dos empreendimentos, o preço dos apartamentos nos primeiros andares é menor do que o das unidades mais altas e da cobertura. O que é bastante atrativo para quem tem a economia como um ponto crucial na hora de adquirir um imóvel.

Locomoção

A locomoção com facilidade, sem depender de escada e elevadores para chegar à residência é uma das maiores vantagens. Principalmente na hora da retirada e recolocação dos eletrodomésticos dentro do imóvel.

Maior área externa

Na maioria dos edifícios, principalmente nos novos, o morador do térreo ganha uma varanda extra, que muitos chamam de “garden”. Assim, o proprietário pode cultivar plantas em vasos e pequenos jardins para personalizar o entorno da própria moradia. E que tal receber os amigos e os parentes sem precisar bagunçar todo o seu apartamento? também é possível na área externa.

Facilidade para se alugar ou vender

Desvantagens

Vista por vezes desprivilegiada

Muitas vezes a vista pode ser contornada pela portaria, muros e acesso de garagem. Mas nem tudo está perdido, é possível encontrar apartamentos no térreo com vista para o jardim.

Tamanho reduzido

Embora a área externa do térreo seja um atrativo, é comum que o térreo tenha a área total menor do que as outras unidades. Isso ocorre quando os edifícios precisam liberar espaço suficiente para locar o ambiente da portaria e corredores de acesso de veículos e pessoas.

Menos conforto

Por estar mais próxima da entrada e do espaço público, essa residência acaba recebendo todo tipo de ruído: pessoas conversando, buzinas, barulho de máquinas e etc. Além disso, a base da construção tende a sofrer mais com o balanço natural, o que leva a perda da qualidade de estética do local.

Portanto, é importante considerar que cada edifício tem características próprias e podem oferecer possibilidades diferentes para a moradia no térreo. Com as vantagens e as desvantagens para comparação será mais fácil escolher o imóvel ideal para a sua família. 🙂

Artigos relacionados

Você ganha até 4 salários? Esse é o melhor momento para investir na casa própria

A Caixa Econômica Federal reduziu ainda mais a Taxa Básica de Juros em até 1%! Ter uma casa...

Continue lendo
por portal_admin

Imóvel próprio é investimento!

Por mais que o aluguel pareça mais atrativo por conta do valor, o imóvel próprio é um...

Continue lendo
por portal_admin

Junte-se à discussão